Charles Chibana conquista a medalha de ouro no Pan de Toronto

chibana_pan_toronto_patrocinador_ouroO judoca Charles Chibana conquistou neste domingo (12) a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá, na categoria meio leve (até 66kg). Em uma final muito difícil contra o canadense Antoine Buchard, o brasileiro fez valer seu preparo e sua técnica para sair com a vitória.

A luta começou muito complicada para o brasileiro, que foi derrubado de yuko pelo adversário. Apesar de estar atrás no placar, Chibana manteve a concentração e conseguiu empatar a luta pouco depois. Com o placar igual, Chibana se soltou e aplicou um belo ippon para ficar com a vitória.

“Na decisão, mantive minha tática de esperar ele errar. Aconteceu, eu estava atento e consegui jogá-lo”, afirmou.

Essa foi a estreia de Chibana nos Jogos Pan-Americanos. O atleta número 6 do mundo na categoria meio leve já havia vencido o Campeonato Pan-Americano de Judô, disputado em Guayaquil, no Equador, em 2014, além dos ouros nos Grand Slams de Moscou e Tyumen.

O título também mantém a tradição da categoria meio leve, que teve o seu terceiro ouro seguido em Jogos Pan-Americanos. “É uma honra poder continuar o trabalho de João Derly, bicampeão mundial; e de Leandro Cunha, ídolo que treinou comigo. São pessoas que me incentivaram bastante para poder estar representando bem essa categoria”, disse Charles.

Trajetória

O caminho de Chibana no Pan começou nas quartas de final diante de Gustavo Lopez Aguilera, de El Salvador. A luta durou apenas 1min19s, até que Chibana aplicou um ippon no adversário.

A segunda luta do paulistano foi a semifinal diante do venezuelano Sergio Mattey por ippon após dois wazaris em menos de um minuto de luta.